(19)

Embreagens Automáticas

Gostou? compartilhe!

As embreagens automáticas são equipamentos eletrônicos que convertem o acionamento da embreagem de manual para automática. Funciona com um sensor instalado na alavanca de câmbio, de maneira progressiva para assim suavizar a movimentação do veículo em manobras e no arranque.As principais características deste equipamento que pode ser instalado em qualquer carro, sendo ele manual, nacional ou importado, são:

  • Funcionamento suave;
  • Universal, ou seja, pode ser instalado em qualquer veículo;
  • Pode ser ligado e desligado, o que permite que pessoas sem deficiência possam dirigir o veículo sem qualquer dificuldade.

Um sensor de fotocélula é instalado na alavanca de câmbio, que funciona com o calor da mão. Assim que a mão é colocada sobre a manopla seletora de marchas, o sensor reconhece e o pedal de embreagem é acionado automaticamente. Dessa forma, é só fazer o movimento de passar a marcha.

Como funciona as embreagens automáticas

A arrancada pode ser feita de duas formas. O sistema da embreagem automática poder fazer o movimento oposto que o acelerador está fazendo, ou simulando um câmbio automático.Trata-se de um equipamento muito seguro, já que o condutor do veículo adaptado não precisará se preocupar se o acionamento em momentos como manobras, semáforos, e redução de marcha ou freadas bruscas é feito.É possível fazer a utilização conjunta com outros equipamentos como aceleradores e freios manuais ou aceleradores eletrônicos.É o tipo de adaptação ideal para as pessoas que tem apego sentimental com um carro mais antigo ou usado e não desejam trocá-lo por um modelo automático ou não possuem os recursos necessários para fazer a compra de um veículo novo.O equipamento não é útil apenas para pessoas deficientes, pois também pode ser aproveitado por pessoas que buscam automação da embreagem, ganhando mais conforto sem perder a sensação de dirigir um carro manual, tendo na garagem um veículo que vale por dois, já que pode ser desligado e ligado conforme a necessidade.