(19)

Adaptação de Carros

Gostou? compartilhe!

Existem diversas maneiras de adaptação de carros para que pessoas com deficiência física possam dirigir veículos de maneira apropriada. A adaptação veicular é o processo de modificação do funcionamento ou estrutura de um veículo para que este possa atender as necessidades do motorista ou passageiro.Geralmente são feitas alterações nas funções primarias do veículo, que correspondem à locomoção e direção. São elas:

  • Aceleradores;
  • Freios;
  • Embreagens;
  • Volantes.

Também existem adaptações secundárias utilizadas para o acionamento de luzes, setas de direção, buzina, comando dos vidros, retrovisores, freio de mão, ignição, ar condicionado, desembaçadores e pisca alerta.Os principais equipamentos são aceleradores e freios manuais de alavanca do tipo puxa-empurra, mas existem os que são mais sofisticados, como os de funcionamento eletrônico, como aceleradores e embreagens.

Saiba mais sobre a adaptação de carros

Pedal especial de acelerador a esquerda, aceleradores manuais em aro no volante, freios manuais de alavanca, prolongadores de pedais, pomos giratórios ou manoplas para volante e controle remoto de comandos secundários são alguns exemplos de equipamentos que podem ser utilizados para a adequação de veículos.Existem adaptações para facilitar o embarque e desembarque com cadeiras giratórias, que transformam o banco do veículo no assento da cadeira de rodas.Qualquer tipo de carro pode ser adaptado, desde carros novos e usados e até mesmo os de modelo mais antigo. O usuário pode escolher aquele mais combina com seu perfil e inclusive existem revistas especializadas que realizam pesquisas para ajudar as pessoas com a melhor escolha.Hoje no Brasil, 08 das maiores montadoras oferecem programas para apoiar a compra de veículos para PCD (Pessoas Com Deficiência), desde que sejam comprovadas através de laudo médico. Os incentivos oferecidos pelas montadoras consistem na redução de impostos, como o IPI, IOF, ICMS e também no IPVA, o imposto cobrado sobre a propriedade de veículos com idade inferior à 20 anos.